sexta-feira, 10 de junho de 2011

As Gerações de Loriga...

Amigos e Loriguenses

Com o falecimento inesperado do meu primo Cassiano Lages, anteontem, lembrei-me de uma fotografia que me foi enviada pelo meu primo Zeca de Moura Carreira, em que o primo Cassiano, o primo Zeca, o primo Zeca Martins, o primo Carlos Pina e outros rapazes amigos de Loriga apareciam como equipa de futebol. Lembro-me de ter recebido, num dia, ao final da tarde um telefonema do primo Viriato Pina a dizer, mais coisa menos coisa:
- Carreirita, fala o teu primo Viriato. Estou na ponte do Porto, em Loriga. Vi no teu blog uma fotografia onde estou também. Já lá pus um comentário. Olha vais ter que me dar uma cópia.
Foi um momento alegre e feliz. E depois confirmei o comentário em:

Infelizmente o primo Viriato já também partiu.
Com o primo Cassiano sei que apesar de a morte o ter levado subitamente, era um homem feliz, pois toda a vida amou a família onde nasceu e constituiu uma bela família com filhos e netos. É um grande triunfo quando se parte sabendo que amamos e somos amados.

Uma geração de jovens loriguenses de que se salientam, a mero título de exemplo, Leitão Bastos e Leitão Paulo, já quase partiu. Seguiram-se outras que viram a Guerra do Ultramar e a emigração minarem-lhes a juventude. Depois o 25 de Abril de 1974. Os anos 80, 90, o século XXI… E as gerações vão passando como as brincadeiras mudam, do berlinde à Play-Station…

Assim, é sempre de aplaudir quando vejo nas gerações seguintes à minha a alegria do olhar e a vida que vi nas gerações que admirei, como os jovens da idade do primo Cassiano.
Por estes dias, tenho orgulho de raparigas e rapazes como Filipa Pinto, Diana Amaral, Rodrigo Amaro, Adriano Lopes, Ricardo e Gonçalo Cabral, Sofia e Pedro Palas, João Lages, Catarina Garcia, Pedro Garcia, Margarida Amaral, João Lopes, Ivo Ramalho, Tiago Lucas, Leandro Simão e tantos outros que para lá das semelhanças físicas vão demonstrando a alegria de viver que vi nos seus pais e nos seus avós. Por estes dias, a organização da Festa de Santo António em Loriga é um exemplo de que as gerações vão-se substituindo, mas a vontade de apreciar a vida e de como é importante viver, continuará…


Sem comentários:

Enviar um comentário