quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em apenas duas semana e com feriados pelo meio...

Num dia assim...

E eis-nos aqui. Até ao dia 23 de Junho tem de estar constituído o próximo Governo de Portugal. Os primeiros meses terão que ser de medidas que permitam crescer a confiança e a credibilidade do país junto dos muitos credores e das praças e mercados económicos mundiais. Terá que igualmente gerar a mesma confiança e credibilidade nos portugueses. Ser um amigo, franco, sincero e honesto. Muitas das obrigações perante a troika, como o pagamento a fornecedores no prazo de 90 dias, serão um pequeno grande contributo para essa boa e necessária imagem. Vão ser tempos danados os próximos e se o Governo não agir com verdade, franqueza e sinceridade, não só se têm os mesmos problemas, como ainda se arranjam mais alguns.
Os ministérios deveriam permanecer os mesmos e apenas serem criados super-ministros, acumulando apenas duas pastas, pois o custo de mudar o nome aos ministérios e reorganizar todo o aparelho do Estado é enorme, começando na impressão de ofícios e envelopes, acabando na distribuição de pessoal e competências. Não falando na quantidade de tempo gasto com tudo isto e no tempo que a engrenagem leva até estar bem calibrada. Uma nova e tentadora reforma traz energia, mas também imensos transtornos que se devem evitar, pois é necessário estarmos bem alinhados com os objectivos comprometidos.
Os ministros devem ser pessoas com provas dadas e que conheçam a máquina do Estado. Que saibam o caminho dos papéis e da burocracia. Assim necessitarão de menos tempo para conhecerem o circuito que terão de correr para atingir as metas. Devem-se rodear de pessoas com menos experiência das lides políticas, mas tecnicamente aptas a apoiar a estrutura dos ministérios. Nada que se confunda com ‘boys’, mas sim com capacidade técnica e não se ampute os meios e os braços de acção dentro de cada ministério.
*
Por estes dias, a Samsung em Portugal passou a vender mais telemóveis do que a Nokia e a Apple praticamente esmagou a Nokia, internacionalmente. Será que o casamento da Nokia com a Microsoft trará bons resultados?... Não creio, a Nokia precisa de a energia de uma nova Lady Nokia e a Microsoft do espírito de Bill Gates, Balmer não é a pessoa indicada. Uma das formas de vencer a Apple e ganhar pontos, é associar a Nokia e a Microsoft ao Android da Google, que também nos últimos tempos tem perdido muito para o Facebook. Mas para tudo isso, só com uma mudança de mentalidades e de atitudes. Desde o lançamento do iPhone, em Janeiro de 2007, as acções da Apple já subiram 279%, enquanto que as acções da Nokia perderam 18% do seu valor em 2 dias.
*
Mesmo assim, nem tudo deve ir mal em Portugal. Veja-se, por exemplo, os mais caros apartamentos do Palácio Estoril Residências. Com preços que oscilaram entre 1,25 e 4,6 milhões de euros, foram vendidos em menos de uma semana.
*
E conhecem aquele Guarda-Redes que não se farta de marcar golos?...
*
Votos de continuação de um belo dia…




1 comentário:

  1. Boa tarde.
    Só parei...para dizer...que entendi mais neste texto...do que em todas as entrevistas e não só...e...etc... etc... transmitidas por toda a nossa informação.
    Seria muito menos confuso se as explicações,fossem mais simples a todos os níveis!
    O meu agradecimento.
    E.M.C.C.

    ResponderEliminar