quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Memórias de Loriga: "A Neve" do Senhor Dr. Bastos.

Loriga - Lamas de Baixo

Uma Geração de rapazes e raparigas de Loriga, nascidos no 1.ºQuartel do Século XX, foi realmente brilhante e fez com que Loriga fosse conhecida como uma terra de estudantes.
Parte deles, notabilizaram-se na política, na medicina, na engenharia, no ensino e em tantas variadas profissões. Os jovens que não estudaram, não foram menos brilhantes, pois com o seu excelente trabalho nas fábricas de lanifícios, mostraram e divulgaram pela qualidade dos produtos o nome de Loriga. Foi igualmente uma geração que conheceu 2 Guerras Mundiais, uma Guerra Colonial e o tifo. Jovens que imigraram para o Brasil e que migraram para outras terras. Gente que não teve a vida fácil e que no entanto, dos poucos que ainda restam, ainda lembramos sempre o seu sorriso.
“A Neve” fundada em 1949, por jovens sob o comando do Senhor Dr. Leitão Bastos foi um dos marcos da união dos loriguenses e do seu amor a Loriga. Julgo que desse grupo de jovens que criou e escreveu n’ “A Neve”, apenas sobrevivem o Senhor Dr. Viriato Nunes de Moura e o Senhor Dr. António de Almeida Santos, natural da freguesia da Cabeça, mas com ascendência em Loriga e na Vide.
Nos próximos dias, deixarei aqui ‘links’ para as edições de “A Neve” que possuo, para que todos possam de alguma forma recordar um pouco do passado de Loriga, das suas famílias e de Portugal.
Por hoje, ficam apenas as 1.as 10 edições…
Número 1
Número 2
Número 3
Número 4
Número 5
Número 6
Número 7
Número 8
Número 9
Número 10

Espero que gostem e que partilhem com mais loriguenses, seus descendentes ou amigos de Loriga.

Um Abraço e Votos de continuação de uma bela semana.

João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário