domingo, 5 de fevereiro de 2012

Por Estes Dias...



Adeus Grande Senhora

Por estes dias, deixou-nos a última das Grandes Cozinheiras de Loriga. As Grandes Cozinheiras de Loriga não só marcaram uma época, marcaram também gerações e vidas. Todos sabem a confusão que foi organizar um casamento mas, depois de feito, como foi tão fácil. Por trás, muito se passou e tudo terminou numa alegre, marcante e saborosa boda.
 Poucos já se lembram de pratos marcados com adesivo laranja nas costas, onde se escrevia a dona do prato e as pessoas que sempre emprestavam a loiça, mas alguém ouviu aos pais ou aos avós de como foram marcantes esses momentos.
A Senhora dos Anjos foi uma excelente cozinheira porque como outras pessoas colocou sempre amor em tudo o que fez na vida. Era uma excelente pessoa e eu muito agradeço ter passado pela minha vida. Felizmente partiu deixando uma bela família e excelentes memórias naqueles que conheceram a Senhora dos Anjos. 
Infelizmente só hoje tive conhecimento pelo sempre brilhante www.loriga.de ,  pois tenho andado arredado um pouco da Internet e até das notícias sobre Loriga. Vou apenas pelo telemóvel e mesmo assim o tempo tem sido pouco.
*
Por estes dias, marca-nos na Europa, sobretudo, o frio…
*
…e em Portugal, o fim do Carnaval.
 Enquanto as pessoas perderem tempo para embirrar com as coisas pequenas, nunca organizarão e cuidarão bem das coisas grandes e realmente importantes.
*
Por estes dias, apesar da falta de tempo, ainda consegui passar por alguns lugares. Estou bem feliz por saber que superei alguns desafios (e nunca problemas…) e que a vida está a organizar-se da melhor forma. Outra grande alegria é a recuperação das minhas tias, a Tia Alzira e a tia Helena. Na doença, totalmente oposta à minha mãe, a minha tia Helena vai-se muito abaixo no ânimo e na auto-estima. É aliás esse o seu maior problema a seguir à doença, felizmente o ânimo está de regresso e espero que fique…
*

Alguns dos poucos lugares por onde passei:

Um Abraço e Votos de uma bela semana.

João Carreira

4 comentários:

  1. São testemunhos com o seu que reavivam nas nossas consciências a memória destas pessoas boas, com genica, que sabiam e aplicavam no dia a dia um montão de coisas que hoje ninguém sabe fazer. Tantos pormenores, tantos conhecimentos de mil e uma coisas! Eram pessoas sábias, sem precisarem de qualquer título académico. Matavam-se com trabalho. Eram amigas de ajudar toda a gente. É uma dor d'alma vê-las desaparecer!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo, Caro Amigo José Pinto! Felizmente, viverão sempre em nós e animam-nos e inspiram-nos para lutarmos contra tanta coisa que teima em nos deitar a baixo.

    Um forte abraço a um Homem que contribui sempre para colocar a freguesia da Cabeça e a Serra da Estrela sempre no mapa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descrição fiel das Bodas e dos trabalhos destas super Mulheres! Por momentos ocorreu me o odor e os cheiros que se viviam nessas ocasiões lá no "back office" destas obreiras... Obg por nos trazeres à memória estes episódios! Bj para Ti

      Eliminar
  3. Bom dia, Nádia!

    Muito Obrigado pela tua visitinha, sempre agradável, a este blog.

    Beijinhos para ti amiga e fortes abraços para os teus sócios e família.

    ResponderEliminar