quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por hoje e por estes dias...


No dia de hoje, ninguém ou muito poucos acreditam no sucesso de um Segundo Resgate grego, mas entre o “cai-e-não-cai” da República Helénica, o tempo é o maior aliado de Portugal, na venda da sua dívida, pois em 2013, Portugal não vai conseguir voltar aos Mercados, mesmo que este Governo faça tudo bem.
Portugal não consegue financiar a sua Economia, enquanto perde tempo com tolerâncias e feriados, sendo que a reunião desta semana com a Troika é essencial para colocar vários temas em cima da mesa, nomeadamente a liquidação das dívidas das empresas públicas e medidas de alavancamento das pequenas e médias empresas, que são o ‘grosso’ do tecido empresarial português. A alegria de ontem, com um encaixe de 3 mil milhões de euros em bilhetes do Tesouro, animam o Salão, mas nunca permitirão as mães largar mão das filhas para dançarem a valsa…

A entrada em breve, dos têxteis paquistaneses na União Europeia irá arrastar para o desemprego muitas das empresas portuguesas do Setor. A Europa sempre se gabou do “Modelo social Europeu” e é a Europa que agora com “ajustamentos” destrói esse valioso património sem o substituir por um novo “Modelo”. A Europa é, cada vez mais, uma manta de fitas, cheia de fio-oco, buracos e remendos, onde o Norte e o Sul se gladiam ainda e apenas por palavras. Todos os europeus podem agradecer diariamente por não existir, por enquanto, uma guerra civil na Grécia. E acreditem que eu sou uma pessoa bastante optimista.

Até finais de Março, o grupo de trabalho que analisa a legislação sobre a compra e venda de ouro usado em Portugal, dentro da comissão de Economia, da Assembleia da República, já terá alguma conclusão. Hoje existem mais de 10.500 lojas de compra e venda de ouro usado, no território nacional, sendo que a origem de muito do ouro comprado é de origem desconhecida ou de difícil prova da sua origem, pela própria natureza do bem.
*
Desabafo: Com tanta gente nova e bem preparada a emigrar é curioso ver tanta gente em idade de reforma a assumir cargos tão bem remunerados no Estado Português.
*
Frase do dia: “A CGTP convocou uma greve geral para tentar destruir a UGT. O resto são pretextos.” José Manuel Fernandes
*
A Alegria do Dia: O regresso da Tia Alzira a casa.
*
Hoje também passei por aqui:




Votos de um excelente resto de semana,

João

Sem comentários:

Enviar um comentário