sábado, 14 de julho de 2012

Biscoitos de Chocolate e Manjericão ...





Para cerca de +/- 4 dúzias… Tudo depende de si.
*
Ingredientes:
*
- 1 ½ Chávena de farinha de trigo;


- ¼ Chávena de cacau em pó sem açúcar;


- ½ Colher de chá de fermento em pó;


- 10 Gramas de folhas de manjericão, picado; ( Claro que pode mudar o sabor por folhas molhadas de cidreira, casca de laranja, canela, café, etc….)
Veja mais sobre o manjericão em: http://www.plantarportugal.org/index.php/horticultura/1173-plantar-manjericao.html 


- ½ Chávena de açúcar granulado fino;


- 200 Gramas de chocolate amargo picado;


- 6 Colheres de sopa de manteiga sem sal;


- 3 Ovos grandes, ligeiramente batidos;


- 1 colher de chá de essência de baunilha, optativo; (Por vezes, uso um pequeno cálice de Porto Vintage )


 - ½ Chávena de açúcar granulado fino;


- ½ Chávena de açúcar em pó ou de confeiteiro;


Preparação:
*
1. Peneire a farinha, o cacau e o fermento juntos. Reserve.
*
2. Coloque as folhas de manjericão e ½ chávena de açúcar granulado numa tigela na 123 ou no liquidificador e misture até o manjericão ficar muito finamente picado. Reserve.
*
3. Numa panela, misture o chocolate e a manteiga. Aqueça em lume brando, mexendo sempre, até que tudo esteja derretido.
*
4. Com a batedeira adicione e combine na mistura de manjericão até obter uma mistura uniforme e a maior parte do açúcar esteja bem dissolvido.
*
5. Depois, misture a essência de baunilha. Parta os ovos, pouco a pouco, ao mesmo tempo, vá os misturando ao preparado, com a batedeira em velocidade média. Adicione os ingredientes peneirados (farinha, o cacau e o fermento juntos ) e secos e bata em velocidade baixa até bem combinados.

6. Cubra a tigela grande ou o alguidar onde preparou tudo com filme plástico e leve ao frigorífico por pelo menos duas horas antes de moldar.
*
7. Pré-aqueça o forno . Cubra uma travessa/assadeira/pirex  grande com papel manteiga ou um tapete de silicone.
*
8. Coloque ½ chávena de açúcar granulado num prato raso, e a mesma quantidade açúcar de confeiteiro, noutro prato ou pires igual…
*
9. Forme uma pequena bola com cerca de 2,5 cm, com a ajuda de duas colheres de sopa e um pouco massa que colocou no frigorífico. E faça as bolas suficientes até que se acabe a massa. 
*
10. Lave e seque as mãos bem e constantemente, claro.  Depois de moldadas as bolas passe-as inicialmente pelo açúcar granulado e depois pelo açúcar de confeiteiro e enrole-as ou ajeite-as bem com os dedos e para que o açúcar as cubra bem, como se se trata-se de brincar com plasticina.

11. Coloque-as, às bolas, por fim,  na travessa/assadeira/pirex  grande preparada com papel manteiga ou um tapete de silicone, deixando cerca de 2,5 cm de espaço entre bolas. 
*
12.Leve ao forno cerca de 11 minutos, até que os biscoitos fiquem  inchados e quebradiços. Transfira depois para uma grade ou suporte e deixe arrefecer por alguns minutos. Em seguida, com uma espátula, transfira cuidadosamente para um prato ou uma pedra mármore para que arrefeçam completamente.  Faça assim os biscoitos até acabar a massa completamente.
*
Notas Finais: Enrole a massa sempre primeiro em açúcar granulado e depois em açúcar de confeiteiro. Este passo extra vai impedir que o açúcar de confeiteiro na fusão produza uma cor amarelada desagradável semelhante a uma camada de gordura.
Os biscoitos podem ser mantidos em um recipiente estanque ou numa lata de biscoitos durante 2 a 3 dias. Embora, eu acho que eles fiquem melhores no dia em que são feitos, mesmo que nunca tenha sobrado nenhum para guardar.

Sem comentários:

Enviar um comentário