terça-feira, 17 de julho de 2012

Hoje...

Praia Fluvial de Loriga


"Ninguém pode nesta vida ter satisfeitas as suas aspirações, porque nunca um bem criado sacia as aspirações humanas de felicidade."


S. Tomás de Aquino, Expos. 12

*
O SNOBISMO DO COLABORADOR

Criou-se e espalhou-se na nossa sociedade lusa o erro crasso e ‘snob’ de chamar colaborador ao trabalhador.
Detesto a palavra ‘colaborador’, pois quem colabora não trabalha, apenas dá uma mãozinha. Por outro lado, dá a impressão que trabalhar ou ser chamado de trabalhador é algo feio ou até ‘comuna’. Ora é bem verdade que a palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu.
Também é verdade que os torturados eram os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Quem  "trabalhava",  na Antiguidade, eram as pessoas destituídas de posses.  Tal sentido de “sacrifício” atravessou quase toda a Idade Média.
Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".  Com a especialização das actividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, mas todos atribuem ao trabalho um grau de dignidade que o distingue claramente da malandrice, da chulice, da esperteza saloia, etc.
Tratar quem trabalha por colaborador é não só errar no significado da língua portuguesa, como um enorme insulto ao trabalhador, que depois de dar o seu melhor apenas ‘colaborou’.
Colaborador é uma palavra que não existe no Código do Trabalho e porque simplesmente quem colabora apenas ajuda, não trabalha.
Há que chamar as coisas pelos nomes e ao retirar dignidade ao trabalho, estamos a desvalorizar o mesmo e a dar valor a quem muito tem sem nada ter feito que justifique tal.
Para além disso é um exemplo marcante de ignorância e snobismo.

*

VENDER A ALMA

O Mundo anda do avesso. No Estado do Novo México, E.U.A., uma rapariga chamada Lori colocou a sua alma à venda no ‘site’ de vendas  eBay  por 2 mil dólares.  A rapariga apareceu em jornais e deu entrevistas. Afirmou que não queria ofender ninguém, mas o eBay acabou por retirar o anúncio por ser materialmente impossível a referida venda.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/07/mulher-vende-alma-no-ebay-por-r-4-mil.html
*
HOJE

Após diversos rumores, a Microsoft apresentou hoje a versão 2013 do Office, assim como a disponibilização do download da versão Customer Preview.

Esta nova versão conta com diversas melhorias, sendo as mais relevantes a nível da interface, que se encontra adaptada a dispositivos tácteis e ao sistema Windows 8.
O friso presente na versão 2011 e 2007 ainda se encontra presente nesta versão, no entanto de forma opcional. A interface utiliza também menus radiais, que permitem a navegação com apenas um dedo.
O Word apresenta uma nova funcionalidade de leitura de ficheiros de texto, que permite percorrer as diferentes paginas de forma similar a um livro, oferecendo ainda ferramentas para edição de texto durante este modo de visualização.

Relativamente às versões disponíveis, tal como tem vindo a ocorrer nas versões anteriores, a Microsoft optou por apresentar algumas das versões que irão estar disponíveis ao publico, que passam pela utilização na Nuvem, com o Office 365, até a suite completa, com todos os programas do Office.
No entanto não foram reveladas datas de lançamento da suite ou preços.

Caso pretenda testar a versão Customer Preview poderá efectuar o download da versão em Português do Brasil pelo endereço: http://www.microsoft.com/brasil/office-preview/pt
Leia mais em: http://tugatech.com.pt/t9507-office-2013-disponivel-para-download#35605#ixzz20pQLA9yl
*
Hoje passei também por aqui:

http://www.gpeari.min-financas.pt/analise-economica/publicacoes/boletim-mensal-de-economia-portuguesa
http://www.nybooks.com/articles/archives/2012/aug/16/egypt-hidden-truth/
http://gigaom.com/cloud/everybody-codes/?utm_source=social&utm_medium=twitter&utm_campaign=gigaom
http://flowingdata.com/2012/07/16/graphing-every-idea-in-history/
http://wtvr.com/2012/07/16/health-study-exercise-dementia/
http://www.coolest-gadgets.com/20120716/electronic-textiles-charge-tshirt/
http://arstechnica.com/
http://mith.umd.edu/
http://blog.alexmaccaw.com/
http://news.yahoo.com/
http://www.wired.co.uk/

Sem comentários:

Enviar um comentário