domingo, 28 de outubro de 2012

Um Feriado...



"Todos comem arroz frio, mas ninguém suporta palavras frias."
PROVÉRBIO CHINÊS


Os nossos são nossos todos os dias e nem a morte os afasta de nós.
Pessoalmente já esqueci a última vez que fui no 1.º de Novembro a Loriga, ver os meus familiares e amigos falecidos no cemitério. Perdi esse hábito, mas não me condeno por isso e muito menos condeno quem o faça. Mas a verdade é que há feriados que tocam a cultura do ser humano, como o Natal, a Páscoa, a tolerância do Carnaval e o feriado do 1.º de Novembro. 

Bem ou mal, devemos imenso aos nossos e aos outros que conviveram connosco em vida. E que, até pelas piores razões ou ausências, nos fizeram crescer como pessoas. Fortaleceram-nos. Ensinaram-nos a viver e a ver a vida, com as nossas próprias cores, alegrias e tristezas. 

Por tudo isso, considero uma ofensa o retirar, ainda que temporário, do feriado do 1.º de Novembro,pois, em muitos casos, é apenas o dia em que muita gente tem capacidade de se deslocar às suas terras de origem para ver os seus entes queridos.

Em tempos, houve um Governador de Macau que sonhou passar uma estrada por cima de um cemitério.Infelizmente, acabou de pior forma que o cemitério... Espero que isso não aconteça a ninguém, mas espero que haja respeito pela cultura de um povo, pois é isso que une um povo e o faz ultrapassar todas as dificuldades...

1 comentário:

  1. Boa noite
    Não posso ficar indiferente a tão sentidas palavras escritas,como sempre, com o "coração nas mãos"
    Vou de quando em vez,ao cemitério,talvez até para um desabafo e sentir-me "mais próxima" naquele silêncio.
    Neste dia nunca me desloco,nada tenho contra a quem o faz mas continuo a ser diferente!
    Votos de Uma boa semana
    Saudaçoes.
    Betinha
    PS Queira desculpar-me

    ResponderEliminar