terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano Novo...


"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. " Horácio

Na Europa, saímos de um ano em que por pouco o Euro não se afundou. A moeda tem fragilidades que urgem corrigir e que tardam em ser feitas. Ninguém tem ganho mais com a crise do que a Alemanha, até ao dia em que esse ganho começará a ser nocivo à própria Alemanha. Mesmo assim, alemães, holandeses, finlandeses e austríacos não nutrem muita simpatia pelos resgatados…
*
Em 2013, a orgulhosa Espanha, nossa ilustre vizinha, terá sobretudo 3 problemas: pedir dinheiro, enfrentar a Catalunha e o País Basco.
*
Os britânicos, com o primeiro discurso de David Cameron saberão com que linhas tecerão o futuro, algo que Angela Merkel começou a preparar na última mensagem de 2012. Dona Merkel sabe que 2013 vai ser um ano duro para a própria e que terá gerir com os Verdes e os Sociais-Democratas a vulnerabilidade que obteve com o seu apoio aos países do Sul da Europa.
*
Os italianos vão a eleições em Fevereiro. Será que Super Mário continuará à frente dos romanos?...
A França com Hollande tentará cobiçar o que é dos ricos e assim afastará os olhos da inércia provável do seu próprio futuro.
*
Num ano que os Europeus baptizaram ironicamente de “Ano Europeu dos Cidadãos”, será interessante que os governantes europeus leiam atentamente o relatório do Senhor Raoul Ruparel e prestarem atenção aos 30 milhões de desempregados em toda a Europa.
*
Em Portugal, Sua Excelência O Presidente da República considerou mais importante aceitar o Orçamento de Estado do que a Constituição da República Portuguesa que jurou defender e cumprir. 
Passaremos o ano com colossal subida de imposto e redução de ordenados, depois de termos saído de 2012 com o Estado a perdoar o ex-guarda-redes do Futebol Clube do Porto em 10 Milhões de Euros. Tendo feito o mesmo com outras pessoas notoriamente famosas como, entre outros, os Senhores Dr.s Duarte Lima e Arlindo de Carvalho. Tudo provavelmente segundo o critério de equidade com que o Governo Português vê os portugueses, as Parcerias Público-Privadas e o maior buraco económico de Portugal desde 1139, o BPN. Sua Excelência, o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros passará o ano a aprovar tudo na copa, mas a discordar com quase tudo na praça pública. Algumas forças de segurança não sofreram cortes tão significativos como os restantes cidadãos. As pensões e subvenções dos políticos não serão discutidas por nenhum partido político português em 2013.
Portugal voltará aos Mercados... E Álvaro Santos Pereira fará um milagre económico?..
*
A maioria dos Europeus deseja sair brevemente de 2013, embora uns poucos anunciem o fim da crise…

Votos pessoais de um Excelente 2013!!!!!

João Carreira



2 comentários:

  1. Apesar das perspectivas e dos cenários nada animadores, resta a esperança e o esforço para que tenhamos um 2013, pelo menos, razoável... Um próspero ano novo, João!

    ResponderEliminar
  2. Temos que contrariar o destino quando nos dizem que não vai ser o melhor...
    Muito Obrigado e igualmente, Henrique!
    Votos de um Excelente 2013!

    ResponderEliminar