quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

POR ESTES DIAS GRÂNDOLES...

LORIGA, no Coração da Serra da Estrela

"Ninguém pode pronunciar-se acerca da sua coragem quando nunca esteve em perigo."

La Rochefoucauld

Por estes dias…
*

GRÂNDOLA A TUA VONTADE

Nos últimos dias, dois membros do Governos foram presenteados com a entoação de uma das melhores melodias alguma vez escrita sobre a Liberdade, onde igualdade e fraternidade são várias vezes repetidas até se silencia na última palavra, ‘vontade’.
Qualquer português não é indiferente a ela.  Canta-se facilmente e fica-se de ânimo cheio.

Infelizmente, por estes dias, a melodia não significa liberdade, mas agonia. Agonia de uma geração de idosos que se vêem confrontados com uma lei do arrendamento que lhes vai levar o pouco que têm. Uma agonia de famílias que não conseguem pagar dívidas e empréstimos bancários. Uma agonia de uma geração que não foge a uma guerra em África, mas a um país que não os aproveita e os manda emigrar, nas palavras de quem elegeram como seus representantes e que só exigem sacrifícios, dando eles próprios exemplo de uma vivência pouco recomendada, mas bastante lucrativa. Pior do que isto tudo, é que todas previsões económicas do actual Governo falharam e o Governo é o único que teima em não ver. Só as previsões do Banco de Portugal foram as mais aproximadas e mesmo assim mais positivas do que o estado a que chegou o Estado português.

Há neste Governo erros profundos de comunicação, que são muito piores do que os erros de actuação. Os erros de actuação não são de somenos importância, mas os erros de comunicação são de exagerado amadorismo, raiando a infantilidade. Dizer que o desemprego é uma oportunidade ou que o que se deve fazer é emigrar, é insultuoso na boca de pessoas que nunca estiveram desempregadas ou que começaram a trabalhar depois dos 40 anos de idade. Quem coloca alguém no Governo, espera tudo, menos que esse alguém tenha a esperança de se ver livre de si.

Mais de 1 000 000 de desempregados num país pequeno como Portugal, faz com que todos conheçam pelo menos 1 pessoa no desemprego. Por estes dias, Grândola não é Liberdade, é Agonia… Uma agonia que pode dar para o torto, pois é muito fácil quando não se tem um lar, uma família, um emprego ou uma refeição de se prescindir do valor maior que é a vida. Ao longo da História assistimos a assassinatos cirúrgicos e a atentados isolados que mudaram o caminho da humanidade. A Anarquia começa em melodias e agonias sem rosto. Esperemos que alguém mais atento avise depressa a classe política portuguesa, que arrepie caminho a bem da Nação.

*
A BANDA

Por estes dias, a Banda de Loriga, como de forma carinhosa e vulgar é conhecida, organizou uma tertúlia sobre a sua própria história. Seria bom que todos os loriguenses e seus descendentes, doassem ou fornecessem fotografias, histórias, lembranças de familiares ligados à maior embaixadora de Loriga, para que a mesma não se esquecesse involuntariamente da sua própria história, no fundo que não se esquecesse de nenhum dos que fizeram parte da banda, nos bons e nos maus momentos. À Banda, o meu obrigado e parabéns de sempre…

*

ADEUS

Por estes dias,  foi triste saber da partida de um loriguense de alma boa e grande. Muitos partem cedo de mais, mas dói mais quando partem primeiro os melhores, sem desejar mal a ninguém obviamente.

*
OS LIMITES OSCILANTES DO FORTE, FARTO, FRIO, FIEL E FORMOSO DISTRITO DA GUARDA

Por estes dias, aprendi que afinal os limites de Portugal não ficaram mais ou menos definitivamente definidos pelo Tratado de Alcanises e que com quase 9 Séculos, Portugal andasse a mudar de mãos. Sempre pensei que os baldios da Vila de Loriga não precisassem de marcos, pois até os marcos costumam ser mudados por gente de duvidosa virtude. Mas, o que mais estranho é que um distrito tente tirar um território tão vasto e que o distrito e o concelho, alvos do furto, fiquem caladinhos… Não será um crime público? Se não é, então é um erro grosseiro, no acto e na educação.
Por estes dias, reparei que parte dos terrenos baldios da população da vila de Loriga, concelho da cidade de Seia, distrito da cidade da Guarda, conhecidos pelos Covões de Loriga passaram a pertencer à cidade da Covilhã. Mas, o que mais me choca é o silêncio dos representantes da população agora estranhamente espoliada.

A estância de ‘ski’ da Serra da Estrela, vulgarmente conhecida por Estância Vodafone, tem morada e telefone da Covilhã, quando está situada em LORIGA, SEIA, GUARDA.
Para quando o indicativo ‘238’ e o código postal ‘6270’??!...
Espero que apesar de infeliz, seja uma situação única no país, se fosse em Canas de Senhorim, certamente a esta hora já a Estância de ‘Ski’ era Optimus, MEO ou TMN…

*

NO TERCEIRO CALHAU A CONTAR DO SOL...

Por estes dias, muito se falou num meteorito que caiu na Rússia, portanto, deixo aui um mapa histórico sobre meteoros que foram caindo na Terra. Por favor, clique em “Launch interactive”.

*

Para quem gosta de números…

*
Para quem queira aprender inglês…

*

Para quem gosta de ser corrigido e de corrigir, deixo este ‘site’ útil para quem queira aprender línguas e ensinar a sua língua…

*

Por fim, é sempre interessante a forma como outros povos vêem o Ocidente…

Votos de uma excelente Quarta-Feira.

João

Sem comentários:

Enviar um comentário