quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ideias II -Globos de Neve...


Ideias II
GLOBOS DE NEVE…

Em criança a minha avó materna, Alice Lages, entre os dias 1 e 8 de Dezembro fazia-me um "Globo de Neve" que eu quebrava no 1.º dia que nevasse a seguir ao Carnaval . Por vezes, não nevava mais e o frasco era renovado novamente entre o 1.º e o 8 de Dezembro seguinte…

Material para um globo com um boneco de neve, este como mero exemplo. Tudo depende da Vossa imaginação…
> Pasta de moldar ou plasticina de várias cores;
>  Pequenos brilhantes prateados como os que se usam para maquilhagens no Carnaval ou esferovite previamente embebida em verniz;
 > Um frasco com uma tampa que enrosque;
 > Um pouco de arame ou fio eléctrico revestido e com cor;
> Um pouco de glicerina, comprada numa drogaria ou numa farmácia, que, devido à sua viscosidade, faz com que a neve (os brilhantes) caia lentamente;
> Um pouco de corante alimentar (azul);
> Água gelada, se possível de Loriga…

Modo de Fazer

1.º Utilizar a massa de modelar/plasticina para fazer um simpático e sorridente boneco de neve ou pode também optar-se por outras figuras e ainda optar por comprar bonecos de plástico ou pinheiros de Natal miniatura. Nota elementar, qualquer que seja a figura modelada,  deverá caber no frasco que será utilizado.
2.º Deixar secar bem a massa, até talvez colocá-la junto a uma lareira ou braseira, sem exagerar na exposição ao calor…

3.º Fixar firmemente, com super-cola a figura moldada à parte de dentro da tampa do frasco. Convém deixar uma base de outro material ou do mesmo, que represente o manto de neve e a fim de obter uma maior base de fixação. Nota, cuidado para não tapar a parte que vai enroscar no frasco.

4º Se a opção for o boneco de neve, então pegue no arame/fio eléctrico e torce-lo até obter a figura de uma árvore estilizada. A "árvore" deverá ser fixada na base da figura.

5º Encha metade do frasco com glicerina e despejar água gelada até atingir dois terços da capacidade do frasco.

6º Deite alguns brilhantes e algumas gotas de corante azul.

7º Coloque a figura (que está fixada à tampa) dentro do frasco, mergulhando-a lentamente no líquido que, logicamente, irá subir. Cuidado, para não derramar um possível excesso de líquido.

8º Enrosque firmemente a tampa. Se parecer necessário, vedá-la com um pouco de parafina ou silicone, o que lhe parecer esteticamente melhor. Pode ainda terminar vedando com lacre ou aproveitando a cera vermelha que cobre os queijos flamengos e dar um ar mais artesanal à obra…

9º Seque e limpe cuidadosamente o exterior do frasco e vire-o ao contrário.
Agite e veja a neve cair lentamente.


1 comentário:

  1. Hum! Receita gustosa. Ingredientes lihgt, económica, fácil de confecionar, ótima apresentação e muita imaginação. *****

    ResponderEliminar