domingo, 9 de janeiro de 2011

Bolo de Legumes

Loriga, na Fonte do Porto
500 Grs. de macedónia de legumes congelada;
Manteiga, q.b.;
1 Ramo de salsa;
1 Ramo pequeno de estragão;
1 Ramo pequeno de cerefólio;
5 Ovos;
200 Grs. de requeijão (de Seia);
Sal e pimenta, q.b..
*
1. Coza os legumes a vapor durante 10 minutos e depois deixe arrefecer.
*
2. Barre com manteiga uma forma de bolo negro de Loriga (ou de bolo inglês) e forre-a com papel manteiga, deixando que as bordas saiam de fora da forma.
*
3. Aqueça o forno a 200.ºC. Lave as ervas. Enxugue-as e pique-as.
*
4. Bata os ovos numa tigela grande. Depois adicione sal, pimenta, as ervas aromáticas, o requeijão previamente esfarelado e os legumes frios. Misture bem com a ajuda de uma colher grande.
*
5. Deite este preparado na forma. Depois dobre o papel manteiga para cobrir completamente o preparado.
*
6. Deixe cozer durante 30 minutos e baixe a temperatura do forno para 180.ºC. Depois, deixe cozer mais 30 minutos.
*
7. Desenforme quando tiver arrefecido ligeiramente. Corte-o às fatias e sirva frio.
*
Pode igualmente preparar a macedónia em casa: com 2 cenouras, 1 couve-flor média e 1 batata pequena cortada aos cubos. Adicione a isto, 150 Grs. de ervilhas. Coza os legumes a vapor separadamente e depois misture-os quando estiverem frios.

2 comentários:

  1. Olá João!
    Como fala aqui do bolo negro de Loriga, tenho lhe contar que depois da sua divulgação pelo Fb, achei que tinha de provar e no final do Ano passado, fui visitar a nossa amiga Nádia e resolvi ir comprar depois de pedir orientações a ela. Então como estava no largo dos cafés e fui a pastelaria ou talvez apenas padaria, que fica em frente ao restaurante. A senhora que lá estava é uma simpatia, indicou-me logo que o provasse com requeijão de Seia o que não fica nada mal, mas a simpatia dela não termina por aqui e resolve me oferecer massa de filhoses já batida, bastava deixar levedar e fritar. Foi um sucesso as duas iguarias na passagem de ano e a família (tudo gente daqui mais perto da capital) ficou admirada com um gesto destes que começa a rarear pelas nossas zonas. As filhoses desapareceram logo e delicioso bolo negro sobrou um pouco e por isso descobrimos que é delicioso torrado, uma verdadeira iguaria. Espero que tenha brevemente oportunidade de voltar à Loriga para agradecer e lhe dizer que foi um sucesso. Ao João agradeço já , um grande bem haja. Beijinhos Alexandra

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado por todas as visitas e as sempre palavras simpáticas para comigo, Loriga e os loriguenses.
    Muito Obrigado e votos de um excelente fim de semana.
    Beijinhos e abraços,


    João

    ResponderEliminar