sábado, 8 de janeiro de 2011

Talvez & Certamente em 2011

Chave de uma antiga fábrica de Loriga, Serra da Estrela, Portugal

E por 2011, Ano Internacional da Química e Ano Internacional das Florestas...
O Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy chefiará  o G8 e o G20.
A Europa será dividida entre um centro sólido da sua zona euro e uma periferia vacilante ou terá sérios problemas sociais, económicos e políticos. É provável que o BCE estenda o programa de cedência de liquidez, voltando um pouco atrás nos seus objectivos e talvez isso ajude a estabilizar a situação. O primeiro trimestre será crítico para se perceber se vamos, ou não, recorrer a ajuda do FMI. Os portugueses só vão realmente sentir os aumentos generalizados dos preços e dos impostos a meio de Abril. O fecho constante do pequeno comércio e de grandes empresas estrangeiras criará um péssimo ambiente social, podendo originar um clima de assaltos, insegurança e anarquia. Em 2011 assistir-se-á à retoma da actividade económica global, com a continuação de alguma incerteza relativamente à periferia da Europa, a par da consolidação fiscal da Europa, riscos de sobreaquecimento nas economias emergentes, impacto no crescimento global de eventuais acelerações do preço da energia e das matérias-primas, a par dos produtos alimentares. A actividade económica consolidada retira busca de refúgio em activos arriscados, enquanto o mercado da dívida será menos interessante. Os activos mais interessantes poderão ser o mercado accionista dos países emergentes e também de dívida, embora menos espectacular do que nos últimos anos. A nível dos mercados emergentes continuará a haver maior restritividade, aumentando as taxas directoras e do crédito via novos coeficientes de reservas. Na Europa não vejo grande possibilidade de alteração das taxas de juro antes do final do ano, embora possa haver a remoção de algumas condições excepcionais. Parece ser difícil o BCE poder onerar significativamente as suas condições ao sistema. As taxas de juro de curto prazo vão continua baixas e haverá bastante liquidez, o que quer dizer que se transforme em crédito, pois pode ser alocada para alimentar segmentos da dívida. As "commodities" são um mercado muito pressionado no sentido positivo por causa da dificuldade de satisfação da procura, a par de uma oferta relativamente limitada.
A nível do petróleo regista-se o facto de a maior parte das descobertas terem períodos de vida curtos, enquanto nas matérias-primas agrícolas vamos ver como é que as colheitas correm. Existem sinais positivos, mas continuará a ser um mercado pressionado. O ambiente será de receio inflacionista, a par de um aumento de liquidez que se revelará num aumento de subida da propensão para o risco em acções e "commodities". O mercado será muito volátil, o que significa que haverá espaço de busca em activos denominados em dólares e em activos alemães
Os EUA enfrentarão um impasse entre a Casa Branca e o Congresso
A Austrália será um excelente exemplo de uma economia a duas velocidades
Barack Obama faz 50 anos, a Wikipedia terá o seu décimo aniversário, e será o quinto aniversário do Twitter.
A população mundial passará a barreira dos 7 biliões e a procura de cereais suficientes vai-se tornar um problema.
Será o ano da luta feroz contra a Malária. Os BRIC vão crescer e a economia do Gana vai surpreender. A China ultrapassará os EUA, como maior fabricante mundial. O Reino Unido fará mudanças radicais. A Medicina dará passos significativos nos problemas relacinados com a idade e o Cancro. o mundo vai começar a despedir-se da lâmpada incandescente. Portugal entrará em Recessão, mas o mundo terá a sensação de progresso com tudo o que os tablett’s trarão. Usando telemóveis, notebooks e websites para partilha de vídeo, os funcionários das empresas irão cada vez mais transmitir espontaneamente vídeos de reuniões internas ou participação em eventos. Essas transmissões ao vivo poderão sobrecarregar links causando a saturação da rede. O tráfego proveniente da Internet, deverá representar mais de 75% do tráfego nas redes corporativas em 2011, contra 50% em 2010. As empresas deverão adotar mais rapidamente sistemas como SharePoint, para o gerenciamento de documentos “na nuvem”, afastando-se da tradicional partilha de arquivos com base em servidores. Nas redes WAN, ganha importância a aceleração e otimização do protocolo HTTP e perde importância o protocolo CIFS.
O domínio de disciplinas como a Matemática, a língua materna, o Inglês, a Geografia, a História e a Informática assegurarão a conservação do emprego e a evolução da humanidade. A dívida e as economias americanas e europeias estarão piores se apenas foram tomadas medidas paliativas e caso a caso.

Mais algumas coisas a assinalar com data certa ou sem data, em 2011.

Para alguns lunáticos, o cometa Honda-Mrkos-Pajdusakova chocaria com o planeta Terra nos finais de Agosto e seria o princípio do fim do mundo.
- Estreia do filme “Amanhecer” da saga Crepúsculo.
-Lançamento de novo CD da banda americana Red Hot Chili Peppers.
- Chegam finalmente as traduções de “Liberdade”, de Jonathan Franzen e O prémio Booker de 2010, atribuído a “The Finkler Questio”, de Howard Jacobson.

Em Janeiro
Dia 1: - Início do Governo  de Dilma Rousseff no Brasil
Dia 1: - Portugal, membro (não permanente) do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Dia 1: - A Hungria assume a presidência da União Europeia.
Dia 3 : - Novo Congresso, com maioria da oposição republicana na Câmara de Representantes, assume nos EUA.
Dia 4: - Eclipse Solar Parcial.
Dia 5: - Novo Congresso venezuelano, em que o presidente Hugo Chávez não terá maioria qualificada.
Dia 9: - Referendo de independência no sul do Sudão. Votação foi estipulada por acordo de paz de 2005, para pôr fim a uma das piores guerras civis da África.
Dia 11: - Criador do site WikiLeaks, Julian Assange, comparece perante à Justiça britânica para audiência em processo de extradição para a Suécia, por supostos crimes sexuais. Ele encontra-se em liberdade condicional, em Londres, desde 16 de Dezembro de 2010
Dia 12: -  1 ano após o  terramoto de 7 graus do Haiti, que deixou entre 250 mil e 300 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados..
Dia 16: - 2.ªVolta das Eleições Presidenciais no Haiti, entre Jude Celestin e a ex-primeira-dama Mirland
Entre os dias 16 e 17: 20 anos do início da Guerra do Golfo.
Dia 19: – A Tate Modern inaugura a exposição do mexicano Gabriel Orozco, um dos maiores artistas desta década.
Dia 20: - Presidente dos EUA, Barack Obama, completa dois anos no cargo
Dia 21: - 30 anos após a libertação de 52 reféns americanos presos na Embaixada dos EUA em Teerão, por mais de 14 meses (444 dias).
Dia 21 e 22: - Em Lisboa, não pode perder a ópera Antigono, uma criação que estava perdida desde o terramoto de 1755, que se julgava perdida e que estará no CCB
Dia 23: - Eleições presidenciais em Portugal


Em Fevereiro
Dia 6: - Centenário de Ronald Reagan
Dia 18 - Eleições presidenciais no Uganda
Dia 27: - 1 ano após o terramoto de 8,8 graus do Chile, que deixou quase 500 mortos e mais de 2 milhões de desabrigados

Em Março
Sem data definida: Pela primeira vez, países da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas) devem partilhar e tornar públicos os seus gastos militares.
Dia 18: - Sonda Messenger chegará a órbita de Mercúrio
Dia 31: - Data estabelecida pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, como prazo final para a demissão de mais de 500 mil funcionários estatais e para a abertura paralela de empregos privados em 178 atividades.

Em Abril
Dia 1: - Cinco anos após a prisão do ex-líder da Iugoslávia Slobodan Milosevic.
- A Tate Modern  inaugura a grande exposição de Miró.
Dia 9 - Eleições presidenciais na Nigéria
Dia 10 - Eleições presidenciais no Peru
Dia 12: - 50 anos após a União Soviética (URSS) ter conseguido enviar o primeiro homem ao espaço, o que representou sua vitória sobre os EUA na corrida espacial. Yuri Gagarin tornou-se um herói mundial. 
Dia 15 e até ao final do mês: - Cuba realiza o 6.º Congresso do Partido Comunista. Evento, que não é realizado desde 1997, vai discutir a Economia da ilha. Também há especulações de que Fidel pode deixar o único cargo que ainda ocupa: o de Presidente do Partido Comunista.
Dia 17 -  50 anos da invasão da Baía dos Porcos. Com o apoio da C.I.A., cerca de 1,5 mil exilados cubanos tentam atacar Cuba pela Baía dos Porcos a fim de derrubarem Fidel Castro, mas acabam derrotados pelas forças cubanas.
Dia 20: - Príncipe William Spencer of Windsor e Kate Middleton casam-se na Abadia de Westminster, Londres.
Dia 27 - Inauguração da Freedom Tower, no local do WTC, em Nova Iorque

Em Maio
Dia 5: - Referendo sobre uma possível mudança do sistema eleitoral do Reino Unido.
Dia 5: - Em 1961, o comandante Alan Shepard volta à Terra e é resgatado de sua cápsula da Mercury 3 no Atlântico após se tornar o primeiro americano no espaço. Vinte dias depois, o Presidente John F. Kennedy anuncia que EUA enviarão o primeiro homem à Lua.
Dia 13: - 30 anos do ataque contra o papa João Paulo II. O Papa foi atingido por quatro tiros disparados pelo turco Mehmet Ali Hagca.

Em Junho
Dia 1: - Eclipse Solar Parcial.
Dia 15: - Eclipse lunar total, visível na África, Índia e Oriente Médio.
Dia 22: - 70 anos da invasão da União Soviética por Adolf Hitler.
Dia 24: - Centenário de Juan Manuel Fangio
Dia 25 - Cinco anos após o sequestro do soldado israelita Gilad Shalit, que foi capturado na Faixa de Gaza e é mantido como refém pelo Hamas.
Do dia 26 ao dia 17 de Jul - Campeonato do Mundo de Futebol feminino, na Alemanha

Em Julho
Sem data definida: Início da retirada americana do Afeganistão.
Dia 1: - Eclipse Solar Parcial.
Dia 1 – Polónia assume a presidência da União Europeia.
De 3 a 24 - Campeonato Americano de Futebol, na Argentina
Do dia 16 a 24 – Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro
Do dia 16 ao dia 31 - Mundial de Desportos Aquáticos em Xangai, China.
Dia 29: - 30 anos após o casamento do príncipe Carlos e da princesa Diana, no Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Em Agosto
Dia 2: -  21 anos após a Invasão do Kwait, pelas tropas iraquianas.
Dia 6 – Em 1961, a URSS maravilha o mundo ao lançar em órbita, por um dia inteiro, o major Gherman Titov.
Os festivais de Verão já disputam o título de imperdível. O Optimus Alive responde com Chemical Brothers e Foo Fighters enquanto o Super Bock Super Rock responde com Strokes e Portishead. Fora dos festivais, PJ Harvey esgota o Coliseu e dará ainda outro espetáculo.
Nas salas de cinema, Cisne Negro, de Darren Aronofsky. Também o novo Piratas das Caraíbas.
Do dia 24 a 4 de Setembro - Mundial de Atletismo em Daegu, Coreia do Sul

Em Setembro
Sem data definida: Eleições presidenciais no Egito.
Dia 11: - 10 Anos após o atentado ao WTC. Quase 3 mil mortos em Nova Iorque, Washington e Pensilvânia, em minutos.
Do dia 22 a 25: - O Papa Bento XVI faz sua primeira visita oficial como chefe de Estado à Alemanha, o seu país natal. O papa visitará Berlim, Freiburg e Erfurt.

Em Outubro
Dia 7: - 10 anos da Guerra do Afeganistão
Dia 13: - 1 ano após o resgate de 33 mineiros da jazida de San José, no Chile.
Dia 14 - Eleições presidenciais na Argentina
Do dia 14 ao dia 29 - Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, México .

Em Novembro
Dia 25: - Eclipse Solar Parcial.
Sem data definida: - Eleições presidenciais na Nicarágua. E possível entrada da Islândia na UE.


Em Dezembro
Sem data definida: Eleições parlamentares na Rússia.
Dia 7: - No Afeganistão, em 2001, a milícia islâmica do Taleban, que dava abrigo à rede terrorista Al-Qaeda, entrega seu último reduto em Kandahar
Dia 8: - 20 anos do colapso da União Soviética (URSS). 
Dia 11: - 70 anos desde que Alemanha e Itália declararam guerra contra os EUA, durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia 25 – 20 anos após renúncia de Mikhail Gorbachev como líder da Rússia.
Dia 31 - Previsão de retirada total das tropas americanas do Iraque



Sem comentários:

Enviar um comentário