sábado, 15 de setembro de 2012

O Problema Fundamental...

Lagoa Serrano e Lagoa do Covão das Quelhas - Loriga, Serra da Estrela

INTERTEXTO

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht


O problema fundamental tem a ver com uma série de mentiras que os sucessivos governos, independentemente de esquerda e direita, andaram a contar durante anos, não só em Portugal como em muitos países do mundo. Juntou-se a isso, uma redução dos juros bancários no início dos anos 80 do século passado, que reduziu significativamente o lucro dos bancos. Estes compensaram esse montante com os empréstimos indiscriminados para a compra de tudo. Os cidadãos viveram então belos anos e agora chegou a conta de um rol de mentiras... Gente honesta há-a em toda a parte, esquerda, direita, católicos, agnósticos, etc... Mas grande parte dessa boa gente, parece que vive num planeta diferente, em busca de uma nova tecnologia, de um novo automóvel, compra, etc. Esquecem-se do seu dinheiro que é colocado em bancos falidos por pessoas que continuam a ter uma bela vida. Que não se fiquem por conversas de café e um dia partam para a violência, destruindo tudo. Da mesma forma que o catolicismo ou outra religião tem de ser praticada e não só pregada, também a Democracia tem de ser exercida todos os dias e não só quando vão votar.
Quantas pessoas sabem de cor quanto gasta a sua freguesia, nesta ou naquela obra?...
É o dinheiro do seu trabalho. Anda a sustentar e não sabe em quê. Acha isso correcto?
Será que uma pessoa que nunca se preocupou é justa e honesta consigo mesmo, quando depois da casa roubada, vai para manifestações e parte para a violência?

Há uma crise de valores ou algo de bastante importante, para que a futilidade tenha passado a ser primordial.

Sir  Tim Berners-Lee, pai da Internet, defende neste video o máximo da transparência, 'A Open Government', um 'Governo Aberto', para que as pessoas saibam o que se passa no seu país e saibam como são geridos os seus impostos, quanto cresceram nos últimos anos e para onde foram... Considero, como ele considera, essencial para a Democracia. Assim quando alguém em campanha política disser algo, logo alguém consulta o Google no telemóvel e grita 'É verdade!' ou 'É mentira!', com toda a convicção. Para que as pessoas não sejam um rebanho, mas um povo.

http://www.ted.com/talks/view/lang/en//id/788 

Um exemplo do que Sir Tim defende, está bem presente no 'site' britânico, 'Para Onde Vai O Meu Dinheiro?', onde estão lá as contas dos gastos públicos, pois se são públicos têm de ser claros...
http://wheredoesmymoneygo.org/ 

Em Portugal também existe um 'site' semelhante. Vi lá muitas das contas de vários Municípios e freguesias, como a freguesia da vila de Loriga. No entanto, misteriosamente o referido 'site' deixou de funcionar, como podem ver em...
http://transparencia-pt.org/

Eu não escrevi isto para defender amigos que tenho no Governo português ou para ser simpático com o PSD ou o PS e estou contra as medidas propostas. Mas, enquanto cidadão, tento descobrir alternativas para fazer face ao grave problema e vejo que há muita gente que em vez de propor alternativas, para lá da alternativa de não pagar dívidas, apenas se preocupam em contestar e organizar manifestações e greves. Portugal ainda tem leis e um sistema de garantias dos cidadãos. Há que pegar nisso e agir firmemente, eficientemente, mas com eficácia e não impor a Anarquia e a destruição.

Enfim, foi apenas um desabafo num dia de manifestação em Portugal...

Sem comentários:

Enviar um comentário