quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ressurreição?...


"Para alguns, o princípio da Democracia é dar e receber; dar um e receber dez."
MARK TWAIN


Lançado há um mês o livro Misha Glenny, “DarkMarket: How Hackers Became the New Mafia”, vem uma vez mais chamar a atenção para uma nova realidade. Se por um lado os cidadãos estão mais afastados dos Governos dos diferentes Estados e vice-versa, igualmente nascem novos conceitos e concepções da realidade política e social, como o Banco Alimentar Contra a Fome, wikileaks e Anonymous. Por outro lado, os Governos do planeta empobrecem seriamente a Democracia ao relegarem para segundo plano a Meritocracia de cada um ascender  na sociedade pelo seu próprio esforço e ao endeusarem a Plutocracia, em que o dinheiro vale para tudo, em que direitos e valores se trocam por lugares em empresas e notas na carteira. Como se a Vaidade fosse o destino de cada um…

Assiste-se igualmente a uma espécie de ascensão da crença comum ou opinião popular, a Doxa (δόξα) dos Gregos, sobre a Verdade, pois quem tem a obrigação de a dizer, muitas vezes, a omite. Assim, surgem uns aldrabões que espalham uns boatos, muitas vezes menos sérios do que a já baixa credibilidade dos políticos. 

Os políticos pedem, na generalidade do Hemisfério Norte do Planeta Terra, sacrifícios para pagarem uma crise, com base em falcatruas, cambalachos e vigarices de uma minoria que raramente é responsabilizada pelo dano, enquanto enfiam uns milhões de euros em bancos fraudulentamente falidos por ex-colegas de ofício que, por ambição de miserável, um dia sonharam morrer ricos e com pouco esforço. Ser Chico-Esperto, se se desviarem uns bons milhões pode ser uma virtude, pois qualquer Governo mais facilmente sacrifica um cidadão honesto, discreto e anónimo do que um bandido.

Quando se vêem ex-espiões, antes acusados pela Justiça a serem nomeados como assessores do Governo, facilmente que imagina como de tão real pode ser o Senhor Silva, não o do Dr. Alberto João Jardim, mas o do filme “Skyfall”, com Bond… James Bond.

Esperemos todos que um dia, num Mundo mesquinho de maniqueístas, os Bons voltem a ser Bons e os Maus desapareçam… antes que todos comecem a pensar que os últimos são a salvação do planeta…

Se calhar o Mundo não precisa de nenhuma Revolução, de nenhuma atabalhoada Refundação, mas de uma Ressurreição da Democracia…
Deixo

O livro…

O filme…

…E explore o Atlas dos Grupos de Piratas Informáticos…

Tenha uma bela Quarta-Feira…




Sem comentários:

Enviar um comentário